domingo, 19 de maio de 2013

Como Reproduzir Periquitos Australianos


Olá amigos =D
Como alguns sabem,abri uma votação de postagens na nossa Fan Page,e o tema Como reproduzir periquitos Australianos ganhou hoje.Então eu estou fazendo essa postagem,e espero que todos vocês gostem :) Vamos Lá:

Conhecendo o Periquito Australiano

Antes de começar a postagem,quero falar um pouco sobre o periquito australiano.
O periquito australiano é um pequeno pássaro atualmente considerado exótico,que tem apenas 18 cm de comprimento e tem origem australiana.Ele pertence a família Pscittacidae,e é muito comum encontrá-lo á venda em lojas de animais e em criadouros.

Os periquitos australianos,em cativeiro,vivem até 12 anos e na natureza,aproximadamente 15.As fêmeas são mais "gordinhas" do que os machos,podendo alcançar entre 24 a 40 gramas,enquanto os machos entre 20 e 15 gramas.

A mutação mais comuns dos periquitos australianos são verdes,e além de ser comum,é a sua mutação natural.Abaixo,está apresentada uma imagem mostrando a Fisionomia de um periquito australiano:



Como Reproduzir Periquitos Australianos


Agora sim vamos falar sobre a reprodução dos periquitos australianos :)
Eu nunca tirei filhotes do meu antigo casal de periquitos,Jacke e Luna e Jade.
Sempre tentei essas duas fêmeas com Jacke,mas Luna infelizmente morreu e eu doei Jacke e Jade para uma amiga como vocês sabem.Mas agora vamos começar a postagem:


Os periquitos australianos são muito fáceis de reproduzir,se forem bem cuidados e alimentados.A gaiola deve ser de bom tamanho,de preferência as retangulares.
Quando você compra um casal não formado na loja e coloca os dois juntos,pode ser que demore pelo menos 2 a 3 meses para eles se acostumarem e formarem casal.
Formar Casal significa trocar carícias,alimentar no bico,copular,dormir no ninho,enfim...começar a reproduzir.Se caso o seu casal estiver demorando a reproduzir,tire o ninho da gaiola e comece a dar uma vitamina por 45 dias chamada Avitrin Reprodução.Depois desses 45 dias coloque o ninho de volta e espere dar resultados.Mas se eles de qualquer forma não tiverem interesse em reproduzir,a única coisa será trocar de casal.Para forrar o ninho,é só jogar maravalha dentro,pois como alguns sabem periquitos não forram o ninho,apenas roem-no para que seja uma forma de mostrar que está se preparando para a reprodução.Eles só começam a postura após 2 meses da cópula,e reproduzem o ano todo quando estiverem adultos(a partir de 1 ano).Os ovos eclodem após 18 a 19 dias de choco.

O macho possuí a cera do nariz azul e a fêmea marrom.Isso não ocorre nos machos albinos,mas a cera fica com uma cor rosa púrpura.

O ninho dos periquitos é uma espécie de casinha  e a gaiola própria é uma retangular,como a imagem abaixo:



Essa foi a postagem de hoje,espero que tenham gostado!
Beijoos!

10 comentários:

  1. eu tenho um casal só que o macho fugiu e se eu comprar um novo eles podem reproduzir.......POR FAVOR TIRE ESSA DÚVIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sem problemas.Mas vai demorar um pouco pra fêmea conhecer o novo macho.

      Excluir
  2. socorro ! meus periquitos cruzaram e depois que o ovo abriu eles começaram a brigar e eu separei o macho da gaiola ... queria saber se ta tudo bem ou devo coloca ele devolta na gaiola com ela e o filhote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim eles brigam por causa do filhote eu recomendo comprar uma gaiola apos o filhote ser adulto apos 4meses

      Excluir
  3. Meu piriquito tem 1 mes e meio.
    Devo comprar uma femea agora ou só quando ele for maior ?

    ResponderExcluir
  4. Tenho um casal.Dao beijinhos constantemente. Brigam por vezes por causa da comida mas até tem 3 comedouros.o caso é que nunca vi os dois aco pulando. É só beijos. Assim não dão ovos. Tenho tanta pena... que devo fazer? Agradeço se puder ajudar...

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois casal no viveiro ja sao casal formado j faz um tempo q tenho eles e ate agora eles nao produziram oq devo fazer eles dao comida no bico um do outro tem um macho q ate temta subir n femea mais ela foje dele

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Tinha um casal de periquitos .só que a femia veio a falecer .minha mãe comprou outra pois ele estava muito irritado. Será que terá algum problema ? Por enquanto esses dois dias estão sendo normal.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 3 periquitos
    1 tem o nariz azul-Macho
    1 tem o nariz marrom - femea
    1 tem o nariz lilas-Femea
    Na gaiola pus 2 ninhos...Será que o macho vai acasalar com as duas femeas??

    ResponderExcluir